Os ratos na política – análise de charge

obama_lula_ratos_politicos


Penso que algumas coisas não precisam de explicação, mas vamos a ela.
O texto acima é o que chamamos de misto. Essa classificação parte do fato dele apresentar uma parte verbal e outra não verbal. A temática é conhecida: políticos e corrupção. Vemos a figura do presidente americano Barack Obama de um lado e o presidente Lula do outro. Duas figuras se destacam no lado americano. Uma delas é a do presidente sorridente, altivo. Abaixo dele, a primeira ocorrência da palavra “rato”. Nesse caso, “rato” foi usado em seu sentido denotativo:
Rato: substantivo masculino
1    Rubrica: mastozoologia.
design. comum dos roedores da fam. dos murídeos, esp. daqueles do gên. Rattus, como o rato-preto e a ratazana, atualmente disseminados por todo o mundo, responsáveis pela destruição de grandes quantidades de alimento e pela transmissão de diversas doenças, como a peste bubônica
No lado do presidente Lula, temos a sua figura numa clara referência a do presidente Obama, porém a expressão daquele parece um pouco mais insegura do que deste. Atrás do presidente tupiniquim, a segunda ocorrência da palavra “rato”, mas dessa vez em seu sentido conotativo, sinônimo de político.
Rato: substantivo masculino
3    Derivação: sentido figurado.
pessoa que pratica furtos em locais públicos; ladrão
O que vemos, portanto, é uma crítica clara aos políticos brasileiros, os quais fazem acordos nada legais para se manterem nos cargos.

E você? Tem uma outra visão da charge? Fale nos comentários.

1 comentários :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.